quarta-feira, 3 de março de 2010

Terrine vegetariana

Ontem um amigo meu me pediu uma receita vegetariana; não tenho muitas, até por que não sou muito adepto ao movimento (nada contra!). Mas enfim, atendendo pedidos, tá ai sua receita Nérrrson!

Ah, só mais uma coisa; para os não vegetarianos, esta receita vai muito bem acompanhada de um bom filé!

Terrine de berinjela e ricota

  • 2 Berinjelas cortadas em lâminas (na transversal) bem finas
  • 2 Pimentões (vermelho e amarelo) sem pele e cortados em tiras finas
  • 300g de Ricota fresca
  • 3 dentes de Alho roxo picado finamente
  • 150 de Espinafre
  • 100 ml de Azeite
  • Sal e pimenta à gosto
Primeiro polvilhe sal sobre as lâminas de berinjela e deixe por 5 minutos para que as toxinas sejam liberadas, depois as lave e deixe secar.

Escalde o espinafre por 10 segundos em água fervente e dê em seguida um choque térmico para parar o cozimento. Pique a espinafre finamente e numa frigideira com um pouco de azeite, coloque o alho e em seguida o espinafre. Refogue rapidamente e reserve.

Num bowl, misture a ricota com o espinafre e acerte o sal e a pimenta.

Numa chapa ou frigideira, grelhe as lâminas de beringela já temperadas com sal e pimenta e azeite.

Forre a forma da terrine com filme plástico e disponha as lâminas de beringela de modo que sobre metade para fora da forma. Recheie primeiro com uma camada de ricota (pressione bem), depois tiras de pimentão vermelho, outra camada de ricota, seguido de tiras de pimentão amarelo e finalmente termine com mais ricota. dobre a parte da lâmina de beringela que ficou para fora da forma, forrando toda a terrine.

Coloque um peso por cima da terrine e leve a geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva com um azeite aromátizado por cima ( http://cozinhapraamigos.blogspot.com/2010/02/azeite-aromatizado.html ).

Um comentário: