sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Nirá

Alguns anos atrás, quem não era frequentador da liberdade e amante da gastronomia oriental, jamais conheceria esta verdura que vou falar aqui, o nome desta verdura é Nirá, é um tipo de cebolinha que nasce do alho, muito saborosa e de origem japonesa.

Atualmente esta verdura vem ganhando espaço na receitas de chefs famosos, mas ainda tem muito o que se explorar com ela. Crua ela tem um cheiro não muito agradável, mas quando preparada, é simplesmente espetácular, fora isso, dizem que ela têm diversas propriedades medicinais, muito recomendada para os hipertensos.

Para mim, o nirá não é nenhuma novidade, afinal sou filho de chinês e desde criança como ela nos mais variados pratos.

Pensei em postar hoje algum prato mais elaborado com o nirá, mas parei para pensar um pouco e percebi que mesmo o nirá não sendo mais uma novidade no mercado, ainda é bem desconhecida e por isso decidi primeiro postar uma receita básica com ela pra que os que não conhecem experimentarem.

Nirá no Papillote

  • 1 maço de Nirá
  • 100g de Shitake
  • 30g de Manteiga sem sal
  • 30ml de Sakê Mirin
  • 25ml de Shoyu
  • 1 pitada de Glutamato
Corte o nirá em talos de 2cm e o shitake em tiras finas. Coloque-os sobre um pedaço de papel alumínio , coloque a manteiga, o sakê, o shoyu e o glutamato. Feche bem o papillote para que não deixe o ar de dentro escapar.

Sobre uma frigideira quente, coloque o papillote; ele aos poucos vai começar a inflar e após cerca de 2 minutos estará já pronto para servir.

Abra o papillote somente já na mesa, o legal disso é o aroma que ele solta ao abrir.

Semana que vem, trarei receitas mais elaboradas com esta verdura. Espero que quem não conheça o nirá tenha a oportunidade de provar!

Aproveito pra desejar pra quem é de São Paulo um bom feriado!

Um comentário:

Unknown disse...

Sou amante da culinária simples e saborosa. Obrigada pela dica, adorei seu Blog, já o adicionei aos meus favoritos. Valeu, está de parabéns! Marister - Bahia