É óbvio que todo mundo conhece uma receita diferente deste prato, a mais tradicional é recheada da própria lula, mas procurei mudar um pouco, mesclar algumas receitas que conheço. O resultado foi sensacional, todos na casa aprovaram.
Lula recheada de camarão com molho de curry.
- 15 Lulas médias limpas (sem pele)
- 1 kg de Camarão 7 barbas limpo
- 3 Tomates concassé (pelados em cubos pequenos)
- 1 Cebola pêra picada
- 1 dente de alho picado
- 1/2 maço de Salsinha picada finamente
- 100g de Farinha de trigo
- 100g de Manteiga integral sem sal
- 1L de Leite integral
- 1 Cebola piquet (cebola pérola com uma folha de louro espetada com dois cravos)
- Nóz moscada a gosto
- Sal e pimenta do reino moída a gosto
- Curry a gosto
- 30ml de Azeite
Ferva água numa panela grande para branquear por cerca de 20 segundos os camarões, escorra a água e reserve-os. Numa frigideira grande refogue no azeite o alho e a cebola, em seguida junte os camarões e tempre com sal e pimenta. Acrescente os tomates por útimo e a salsinha picada.
Em outra panela, derreta a manteiga, junte a farinha e deixe cozinhar por mais ou menos 2 minutos, em seguida com um fouet (batedor de arame) vá adicionando o leite e batendo para que não empelote, coloque a cebola piquet e mexa de vez enquanto para não queimar no fundo. Depois de cerca de 5 minutos, desligue o fogo, adicione a nóz moscada e acerte o sal e a pimenta. Cubra com filme plástico (em contato com o molho para não formar crosta) e deixe esfriar. Quando esfriar, peneire o bechamél e misture 1/3 do molho aos camarões.
Recheie as lulas, tempere com sal e pimenta e feche-as com 1 palito de dente. Sele as lulas no azeite cerca de 1 minuto cada lado e retire os palitos.
Leve o restante do bechamél para o fogo e o alongue com leite até que fique um molho mais líquido. Adicione o curry e verifique o sal. Junte as lulas e cozinhe mais uns dois ou três minutos.
2 comentários:
Muito bom o seu blog e eu gostei dessa receita. Vou experimentar. Só tenho uma dúvida. Se os camarões não ficam moles depois do ´susto´ da água quente.
Marcos
Que bom que gostou Marcos. Então na verdade este "susto" na água fervente, serve pra quando você for refogar o camarão, ele não soltar muita água (principalmente o camarão congelado). Outro opção é refogar o camarão aos poucos para a panela não perder temperatura e formar muita água.
Mas os camarões depois de branqueados ficarão mais firmes.
Postar um comentário