A receita clássica de um arancini é a partir de sobras de risoto, onde são feitos bolinhos recheados de queijo, empanados e fritos. O classíco já é uma delícia, mas um dia resolvi encarar o desafio de aprimorá-lo e ver se provo pra esse siciliano teimoso que um arancini vai além de um simples bolinho de risoto com queijo!
Arancini de hortelã com cordeiro
- 250g de Arroz carnaroli
- 100 ml de Vinho branco
- 1,5 L de Caldo de legumes (prepare um bem saboroso!)
- 2 Cebolas pêra picados em cubos pequenos
- 1/2 mç de Hortelã picado finamente
- 150g de Parmesão ralado
- 700g de Paleta de cordeiro sem osso
- 1 Cenoura em cubos pequenos
- 1 Alho poró em rodelas finas
- 200ml de Vinho tinto seco
- 1 Bouquet garni (tomilho, louro e salsinha amarrados)
- 70g de Manteiga sem sal
- 20ml de Azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 200g de Farinha de trigo
- 2 Ovos
- 200g de Farinha de rosca
Primeiro prepare o risoto, refogue 1 cebola em 20g de manteiga até ficar transparente; junte o arroz e mexa bem. Adicione o vinho branco e deixe secar até a metade. Vá mexendo e juntando caldo de legumes (já quente) ao poucos, quando o arroz estiver já quase no ponto, adicione o queijo ralado, a hortelã e o restante da manteiga, finalize acertando o sal e a pimenta.
Retire o arroz da panela e espalhe em uma placa, para que esfrie mais rapidamente.
Corte o cordeiro em cubos grandes e tempere com sal e pimenta. Sele os cubos de cordeiro em azeite numa panela grande. Retire os cubos e refogue a cebola, cenoura e o alho poró; volte o cordeiro e cubra com vinho tinto e o bouquet garni. Tampe e deixe cozinhando (adicione água quando nescessário) até que o cordeiro estaja no ponto para desfiar.
Retire o codeiro e o desfie, retorne-o para a panela. Coe o caldo, junte-o novamente com a carne desfiada e deixe reduzir em fogo baixo. Quando estiver no ponto de um ragú, acerte o sal e deixe esfriar.
Monte os arancinis bem recheados com o cordeiro e os empane (primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de rosca), frite em oléo a 180°C at´dourarem. Seque o excesso de gordura em papel toalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário