segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cebola Caramelizada - Simples, mas demorado pacas!!!

Sou um cara que costumo passear bastante por blogs e sites especializados em gastronomia (tá, pode chamar de culinária!) e vejo muita coisa que dá vontade de esganar o infeliz que escreveu! Ok, não sou o dono da verdade, mas para não sair escrevendo um monte de asneira aqui no blog, estudei e continuo estudando sobre o assunto. Se não sei alguma coisa, não tenho vergonha de perguntar, pesquisar. Já vi de tudo na internet, gente ensinando a quebrar um ovo, a descascar um dente de alho, a descascar laranja (este, talvez seja necessário para muitos por aí!) e até a fazer um miojo com maestria!

Estou escrevendo sobre isso, porque ultimamente tenho encontrado muitos posts sobre como fazer cebola caramelizada e nenhum conseguiu acertar! Já colocaram açúcar, fogo alto, flambaram, fritaram, enfim já fizeram de tudo, menos a coisa certa.

A cebola caramelizada é algo demorado (de dar agonia de tão demorado, eu diria), mas quando bem feita, faz a galera babar!

Cebolas Caramelizadas
                                                                         Foto Ilustrativa - Fonte http://www.seriouseats.com/
  • 2kg de Cebola pêra
  • 50g de Manteiga integral sem sal
  • Sal à gosto
  • Pimenta à gosto
Descasque e corte as cebolas em tiras finas (chamamos na cozinha este corte de julienne), finas mesmo, é uma boa hora de treinar sua habilidade com a faca. Se preferir passe num mandolin, mais fácil, mas ainda prefiro usar a boa e velha faca!

Numa panela, derreta a manteiga e coloque a cebola. O mais importante de tudo é que o fogo esteja baixo (leia-se quase apagado), não se afobe. De vez enquando mexa a cebola. Quando começar a te dar uma agonia com o fogo bem baixo, vá ver TV, lavar roupa, jogar free cell, spider, o que for; mas não acelere o processo!

A caramelização da cebola é lenta mesmo, vai em média 4 horas e, é isso que faz os açúcares da própria cebola, caramelizarem e deixá-las deliciosas. Nada de encher a panela de açúcar nem colocar shoyu pra ficar parecido.

Quando já estiverem caramelizadas, tempere com sal e pimenta, não vai salgar demais, o legal é o sabor adocicado. Eu gosto de às vezes dar um pouco de acidez, por isso acrescento aos poucos vinho branco seco no final.

Experimente, rechear uma carne de panela com essas cebolas, use numa focaccia, ou ainda deixe de acompanhamento para aquela picanha do churras de sábado. Vale usar em tudo, mas lembre: NÃO VÁ COLOCAR AÇÚCAR!

Nenhum comentário: