quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Camarões na grelha - Feriado chuvoso, só pode dar em comilança!


Estamos todos de volta à labuta, depois de um feriado chuvoso, feio e frio (pelo menos no estado de SP), seguido de um último dia cheio de sol, só para dar mais raiva! Pois é, nem tudo é perfeito; mas o que fazer quando se desce para praia e o sol não aparece? Para mim só me resta cozinhar, comer e beber muito. E, claro (hic), foi o que eu fiz!

A casa na praia tava cheia de gente e o álcool ingerido (em doses cavalares!), gera uma fome monstra em todos. Pensando nisso, antes de pegar estrada, comprei alguns camarões (outras coisas mais, claro, mas ficam para o próximo post) e antes que vocês me perguntem o porque que não comprei na praia, já lhes respondo que ainda não conheci um bom lugar para comprar frutos do mar em Maresias, por isso comprei em São Paulo mesmo. Não é uma compra barata, ainda mais se você quer alimentar um batalhão de pessoas famintas, mas uma vez por ano da para fazer uma graça dessa!

A receita é bem simples e dá para fazer entre uma lata de cerveja e outra (ok, tinha um copinho de cachaça também, que comprei no mocotó semana passada), nada trabalhoso, só vai ter que montar guarda na geladeira, afinal todos vão querer saquear os camarões e colocar na grelha o quanto antes.

Camarões na Grelha

  • 1kg de Camarão Rosa (8/1)
  • 10 dentes de Alho Roxo
  • 1/2 maço de Salsinha
  • 200ml de Azeite
  • Sal à gosto
  • Pimenta do Reino à gosto

Primeiro com uma tesoura, corte as costas do camarão, para limpá-lo, mas não retire a casca. Uma vez limpos, coloque-os num assadeira, enfileirados e tempere com sal e pimenta, de preferência moída na hora. Como os camarões estão com a casca, pode caprichar um pouco mais no sal.

Pique a salsinha e o alho finamente (não seja preguiçoso e pique bem) e polvilhe sobre os camarões. Despeje sobre tudo o azeite e cubra com filme plástico.

Leve a assadeira para a geladeira, por pelo menos umas 3 horas. Monte guarda e não deixe nenhum afobadinho adiantar o processo. Vá beber, encha todos de pão de alho, linguiça, enfim, tire a fome de todos, senão o camarão vai ser pouco!

Prepare a churrasqueira com bastante carvão, a brasa tem que estar bem forte. Coloque os camarões, tomando cuidado de escorrer o excesso de azeite para não pingar na brasa e subir aquela labareda, mas se caso acontecer, suba a grelha até que o fogo baixe, nada de desespero!


Cerca de 5 minutos depois (vai depender da sua brasa), seus camarões já estarão perfeitos para virar. Grelhe o outro lado e boa comilança.



3 comentários:

Flavia Semenow disse...

Que deliciaaaa!!
Eu moro em Madrid e o quilo do camarao aqui é 9 euros! Contei pra te fazer invejinha...rs!
bjao!

Anônimo disse...

Caramba, acabei de chegar de Natal, terra do camarão, e nem aqui eu vi uns bichos tão grandes!

Marcos Lee disse...

É Flávia, a inveja é grande, pq aqui estes custaram 118 reais o kilo!

Ah, em natal ainda dá pra comprar mais barato!