segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Abobrinhas com ervas - Use de antepasto, recheio ou o que quiser!

Conheço muita gente que tem aversão a legumes, só de ouvir falar, já faz cara de nojo, mas a verdade (na maioria dos casos) é puro preconceito. Eu sou um cara que adora todo tipo de legume, mas o meu preferido disparado é a abobrinha; com ela dá para fazer um zilhão de receitas (até bolo) e sempre fica bom demais!

Semana passada, bagunçando a cozinha da minha irmã, descobri algumas abobrinhas esquecidas e tratamos de preparar uma receitinha fácil, que dá para usar como um simples antepasto ou até como um recheio de um pão caseiro (eu que não queria fazer a massa do pão, usei como antepasto!).

Abobrinha com ervas (frescas)

  • 2 Abobrinhas
  • 2 ramos de Manjericão fresco
  • 2 ramos de Alecrim fresco
  • 4 ramos de Tomilho fresco
  • 8 dentes de Alho roxo
  • Sal grosso à gosto (pode usar o fino se quiser)
  • Pimenta do reino à gosto (moída na hora)
  • 150ml de Azeite Extra virgem

Lave as abobrinhas e corte em rodelas médias (não muito fino para não ressecar). Distribua as rodelas sobre uma assadeira e coloque todas as ervas, sem destalar, bem distribuídas sobre a abobrinha.

Descasque os dentes de alho e jogue por cima também. Tempere com sal e pimenta a gosto (uso o sal grosso que acho que fica mais gostoso). Por fim, regue cerca de 80ml de azeite (nada muito preciso, regue bastante).

Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno em 180°C por cerca de 30 minutos ou até que a abobrinha e os dentes de alhos estejam macios. Retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutinhos.

Depois de assado, retire os ramos de ervas e pique o resto; pode ser grosseiramente ou finamente, você escolhe (e depende de como vai usar). Eu sugiro que pique finamente se for usar como antepasto, aí neste caso, depois de picado, complete de azeite e guarde em um potinho na geladeira para quando quiser comer!

Se for usar de recheio de um pão caseiro, pique grosseiramente e distribua sobre a massa que preparar e enrole, pode ser também sobre uma foccacia ou ainda sobre uma pizza, que tal?!

Nenhum comentário: