quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caipirinha de Tangerina, hortelã e gengibre - Dicas de uma boa capirinha!

Como disse no post anterior, no final de semana passado, viajei para a praia e preparei algumas coisinhas gostosas (pra comer e beber, claro!) e ao longo dos dias vou postando aqui para que vocês possam fazer em casa.

Hoje vou postar uma caipirinha, mas tenho certeza que você já deve estar pensando: O que esse mala quer me ensinar, se já faço caipirinha desde os 13 anos!? Calma, não vou ensinar nada, cada um prepara sua caipora do seu jeito, só vou dar alguns segredinhos para deixar sua caipirinha igual ou melhor que a do Bar Veloso (que por acaso se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo!) e uma combinação que fiz e costuma fazer bastante sucesso.

Caipirinha de Tangerina, Hortelã e Gengibre

  • Tangerina (prefiro a murcott)
  • Gengibre picado
  • Folhas de Hortelã grosseiramente picadas
  • Cachaça branca
  • Açúcar refinado
O primeiro segredo de uma caipirinha é a generosidade nas frutas, nada pior que aquela caipirinha com um gomo só de limão boiando entre as pedrinhas de gelo. Note que a lista de ingredientes, não tem quantidade isto porque a quantidade, cada um sabe da sua; principalmente na medida da cachaça!

Comece o preparo num copo alto, o ideal é um de 400ml. Nesta que preparei, usei 1 tangerina inteira, cerca de 15g de gengibre e 15 a 20 folhas de hortelã picadas grosseiramente por copo. Pile tudo com um pouco de açúcar (ou nada, afinal tem algumas tangerinas muito doces), depois de tudo bem amassado, preencha o copo até a boca de gelo.

Complete o copo com a cachaça (sim, pode mandar uma de vodka!) e passe tudo para dentro de uma coqueteleira (este é o segundo pulo do gato!). Agite bem a coqueteleira, se quiser deixar um pouco mais suave, agite mais algumas vezes fazendo com que o gelo derreta um pouco mais. Volte sua caipirinha para o mesmo copo e sirva com um canudo (o que facilita para você não ficar comendo bagaço!).

Só mais uma coisa: Não reparem na foto, sei que ela está tremida e desfocada, mas é que ela foi tirada depois do quarto copo!

5 comentários:

Juju disse...

Tô bem precisando de 1 caipi mesmo. Delícia! Abs, Juju

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Felipe Rosa disse...

chinoso!!!
sensacional!
Vou fazer!
Abs.

Felipe (Said)

Marcos Lee disse...

Juju e Said, me chamem pra tomar junto!!! Eu levo a cachaça...to com uma ótima do João Pessoa.

Abs

Equipe TesteBar disse...

Vc acertou, gostamos desse post! Farei em casa!

abs

Alexandre disse...

Chinoso, e quando vai rolar o dia internacional da Caipora de Tangerina do China?
ABS!