quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Geléia de Amoras frescas com Semak e Açúcar Mascavo!

Estamos na época de amoras e sei disso não porque consultei alguma tabela ou porque algum fornecedor tenha me contado; sei porque ao passar de carro perto da minha rua, cruzei três árvores carregadas de amoras, com o chão todo manchado por elas!

Fiquei louco pra descer do carro e catar um punhado para mim, mas fiquei com medo de ser flagrado pelo dono da árvore e desisti da idéia. Para a minha sorte e felicidade, minha irmã não teve o mesmo medo e me trouxe uma porção dessas frutinhas tão deliciosas e delicadas.

Resolvi preparar uma geléia, mas não essas que tem por aí que batem no liquidificador, o que pra mim é um completo despropósito. Para mim, aproveitar a  textura da fruta é importantíssimo.

Lavei uma a uma, com muito cuidado para que não desmanchassem, tarefa difícil, porque cada 3 que eu lavava, minha sobrinha comia uma!

Vamos a receita...

Geléia de Amoras frescas com Semak e Açúcar Mascavo

  • 500g de Amoras frescas
  • 100g de Açúcar mascavo
  • 50g de Semak em pó
  • 1/2 Limão espremido
  • 50ml de Água

Lave bem as amoras, retire seus cabinhos e proteja de sua sobrinha para que não coma tudo! Junte todos os ingredientes na panela e deixe cozinhando em fogo bem baixo.

Amasse com uma colher algumas amoras, mas poucas, apenas para soltar mais líquido. Depois de cerca de 10 minutos cozinhando, verifique se já está no ponto de geléia. A proporção normal de açúcar para uma geléia, é maior, mas não quis fazer algo muito doce, gosto da presença da acidez da fruta.

Uma dica e servir ainda quente sobre um bom sorvete de creme ou baunilha.

Tenho certeza que você está se perguntando que raios seria esse tal semak (se pronuncia sem o k), pois é, eu também não conhecia até pouco tempo atrás; ele é chamado também de sumac, um produto árabe, que você pode encontrar em qualquer casa especializada. Em SP indico a Maxifour ou a Saddi Center  para comprar. Muito gostoso, aqui no Brasil é o sumagre, tem sabor um pouco ácido e você acha receitas tanto salgadas como o fatouch ou doces para fazer com ele. Ela dá um gostinho todo especial à sua geléia!

Ainda a respeito do semak, tenho que agradecer a Veridiana, mãe de um amigo meu, cozinheira de mão cheia e a chef do Chez Nohad que me ajudaram a entender direito esse ingrediente até então desconhecido para mim, obrigado!

Ah, minha sobrinha adorou a geléia!

4 comentários:

Unknown disse...

Boa, Habbib!
Em grande estilo entrando ao seleto mundo dos chefs libaneses...

Parabéns!

Roni disse...

China... se eu ja adorava amoras agora então... estou saindo pra ver se dou a mesma sorte que vc e acho um pezinho de amoras :)!!!
PS quem vai fazer a geléia é o Roni... pq na cozinha só sei provar as coisas!!!
Paulinha

Roni disse...

China... se eu ja adorava amoras agora então... estou saindo pra ver se dou a mesma sorte que vc e acho um pezinho de amoras :)!!!
PS quem vai fazer a geléia é o Roni... pq na cozinha só sei provar as coisas!!!
Paulinha

Unknown disse...

Que perigo, o Roni solto pela cidade a caça de amoras, o preço vai subir.