quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Veloso - A Melhor coxinha, caipirinha e bar!

A tempos ensaio em escrever sobre este bar, quem mora em São Paulo com certeza já conhece (se não conhece ainda não é feliz); não se trata de nenhuma novidade e com certeza se você jogar no Google "Bar Veloso" vai encontrar uns mil ou mais blogs e sites falando sobre suas coxinhas e caipirinhas fantásticas! Mas o fato que este (na minha opinião e de alguns muitos paulistanos!) bar desde sua inauguração (em SP) em março de 2005 tornou-se referência e parada obrigatória para quem gosta de comer e beber bem.

Quase um templo para quem gosta da boa comida e bebida, o Veloso não fica vazio nunca; basta os garçons começarem a levantar as portas que começa a pipocar os clientes de todos os lados! Mas porque? Simples, tudo que você provar lá, vai ser inesquecível. As coisas por lá são tão boas que decidi separar por subtítulos para melhor explicar...


Fachada do bar - Fonte http://www.velosobar.com.br/

A Coxinha

Na boa, já comi coxinha em tudo quanto é lugar: Frangó, Ofner, Filial, Casa de pães do Souza e muitos outros que reivindicam o status de melhor coxinha de São Paulo (talvez do Brasil), mas não tem para ninguém! Ok, todas estas citadas são muito boas, mas quando se come uma coxinha do Veloso, você esquece todas as outras.

Amigas minhas que normalmente não comem mais de 100g de comida num almoço, chegam lá e devoram fácil 4 ou 5 e param apenas porque o peso na consciência bate!

Não deu tempo de tirar uma foto da porção inteira!

Se liga no recheio e na grossura da casquinha!

Combinação perfeita: Coxinha com pimenta da casa e caipirinha de tangerina.


Posso tentar descrever para os menos afortunados que ainda não conhecem essa iguaria, mas para mim esta coxinha é quase que impossível descrever (tem que ir lá e entender). Mas vamos lá...

De massa finíssima e crocante, tem um recheio farto, de frango muito bem desfiado e misturado ao catupiry de forma inegualável. Na primeira mordida, você já pode notar a massa desmanchando na sua boca e o recheio tomando conta de você. Pode parecer balela, mas é uma coxinha leve, sua casquinha é sequinha e dá para comer mais de 5 fácil, fácil! Não esqueça da pimenta que servem para acompanhar o salgado; ninguém comenta, talvez porque a coxinha a ofusque, mas é outra coisa fantástica de lá.

A Caipirinha

Comandando o bar Veloso, está o premiadíssimo barman Souza; o cara é fera, suas caiporas são ignorantes de boas. A minha favorita é a de tangerina (copo longo, claro), mas suas variações são inúmeras: Caju com limão, mangostin, limão com gengibre, tangerina com pimenta, 3 limões e muitas outras. Todas muito boas, acho que já tomei todas (senão quase todas!).

O segredo dessas caipirinhas? Muita fruta, nada de um gominho de limão; o copo vem com a fruta bem macerada com a proporção de cachaça (vodka ou sakê) e açúcar perfeitamente misturadas. Dá para tomar tranquilamente uma dúzia delas!

A Feijuca

Boa demais, muito saborosa, como tudo que é feito por lá. Se chegar cedo no bar, dá para descolar uma mesa mais confortável e comer com tranquilidade; o problema é que normalmente o bar está muito cheio e arrumar uma mesa é difícil; mas se conseguir, não deixe de provar.

O Churros

Chega uma hora que seu corpo não aguenta mais ingerir tanta capirinha e coxinha e começa a gritar por um docinho...Não esquente, não precisa sair correndo para alguma doceria; basta pedir o churros que servem no Veloso. Demais, nada daqueles churros recheados e enjoativos; trata-se de uma dúzia deles fritos, sem recheio, de massa deliciosa, que vem acompanhado de dois potinhos, um de nutella e outro de doce de leite, para você ir "chuxando" e comendo, devolvendo ao corpo a glicose necessária para sua recuperação.

Enfim, o Bar Veloso é um lugar que tem que ser tombado como patrimonio do Brasil! Não citei, mas o chopp e muitas outras coisas de lá também valem a pena serem pedidos, ainda não encontrei algo nesse bar que não seja bom!

Se você ainda não foi, com certeza ainda não é um cara totalmente feliz!

Bar Veloso

Rua Conceição Veloso, 56 - Vila Mariana - São Paulo
Telefone: 5572-0254
Horário de Funcionamento: Terça a sexta das 17h30 à 00h30, Sábado das 12h45 à 00h30 e Domingo das 16h00 às 23h00.

6 comentários:

Unknown disse...

Hummmm... coxinha do Veloso com caipiroska de limão e gengibre: uma das melhores combinações de São Paulo!

Anônimo disse...

Poxa... não fala isso que eu fico triste, eu ainda não fui no Veloso :(

Marcos Lee disse...

hahaha, pra quem gosta de explorar bares como vcs, nao podem dixar de visitar esse bar!

juliana negrini disse...

Meu Deus essa coxinha é fantástica só de ver as suas fotos me deu agua na boca, se eu pudesse comia todo dia.. a melhor coxinha de são paulo.............

Unknown disse...

Chinoso... vc precisa experimentar a famosa coxinha da Padaria Real de Sorocaba!
Vamos marcar um churrascão lá e depois passamos para comer as coxinhas!

Abs........

Felipe Rosa (Said)

Marcos Lee disse...

Demorou Said, é só marcar que eu to dentro do churras e da caça a coxinha!

Abs