terça-feira, 16 de novembro de 2010

Creme Catalão com laranja - Isso sim é sobremesa!

Sempre que penso em uma sobremesa, vem logo na minha cabeça um ingrediente...CHOCOLATE. Pois é, pode ser sorvete, mousse, bolo, o que for; sempre tem o chocolate no meio!

Alguns dias atrás, decidi comigo mesmo, preparar uma sobremesa sem chocolate, que fosse tão bom quanto. Algo muito difícil para mim, uma vez que doce não é o meu forte na cozinha!

Pensei o dia todo o que poderia fazer, mas não queria um simples bolo ou algo simples como um pudim de leite. Enfim, depois de pensar muito e ler um zilhão de receitas de doces nos meus livros, decidi fazer um creme catalão com laranja, que para mim, até então, era uma mega novidade, mas depois pesquisando na internet, descobri que já existem várias outras receitas parecidas.

Seja uma novidade ou não, o fato é que fica delicioso, não exige nenhum tipo de habilidade para fazer e foge total da mesmice das sobremesas que fazemos.

Creme Catalão com laranja

    Foto Ilustrativa - Fonte: http://www.elmundo.es/
  • 1 litro de Leite integral
  • 100ml de Suco de Laranja Pêra (natural)
  • 1 casca de Laranja (sem a parte branca que amarga tudo!)
  • Raspas de duas laranjas
  • 8 Gemas de ovos
  • 60g de Amido de milho (a boa e velha Maizena!)
  • 200g de Açúcar refinado
  • 1 talo de Canela em pau
  • Açúcar de confeiteiro para queimar (opcional)
Numa panela, adicione 800ml do leite, o suco de laranja, a canela, a casca da laranja e leve ao fogo.

Num bowl, junte o açúcar e as gemas e bata com um fouet (batedor de arame), até que comece a ficar levemente esbranquiçado. Dissolva o amido no restante do leite e misture bem à gemas.

Quando o leite estiver quase fervendo, despeje metade no bowl com as gemas, misture bem e volte tudo para a panela com o restante do leite. Volte a panela ao fogo bem baixo e vá mexendo com ajuda de um fouet.

Não pare de mexer até que o creme fique espesso, na textura similar a de um mingau. Retire do fogo e passe por uma peneira fina.

Misture ao creme às raspas de laranja e acomode o creme em potes pequenos (porções individuais). Leve a geladeira, até que o creme fique totalmente gelado.

Na hora de servir, polvilhe um pouco do açúcar de confeiteiro e queime com ajuda de um maçarico.

Existem outras maneiras de servir este creme; se preferir, coloque raspas de chocolate (as quais não coloquei, mas acho que deve ficar muito bom!) ou ainda frutas vermelhas frescas.

Nenhum comentário: