segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Risoto da alho poró, camembert e castanha do pará - Combinação perfeita!

Muita gente acha que risoto é um simples arroz misturado a algum molho e temperos, mas é claro que este prato não é só isso; se trata de um prato sofisticado, cheio de segredos e técnicas.

Para se fazer um bom risoto, o primeiro passo é ter à mão, os ingredientes corretos (não dá nem para pensar em fazer um risoto com arroz agulhinha!) e de boa qualidade.

O principal ingrediente do risoto, é claro que é o arroz. O mais comum de se usar é o arbório ou o carnaróli, cada um com diferentes propriedades, porém o resultado final é quase igual. A maior diferença entre eles, fica por conta do seu tempo de cozimento.

Saindo um pouco da parte técnica, queria fazer um risoto que fugisse um pouco do tradicional, que eu não precisasse finalizar ele com parmesão e queria ainda um toque crocante. Modestia à parte, o risoto ficou ignorante de bom, não sobrou nada para contar história, apenas uma foto (mal tirada claro!) para que eu pudesse compartilhar com vocês!

 Risoto da Poró, Camembert e Castanha do Pará
(Para 4 pessoas)

    
    A foto está feia, mas na hora eu juro que o prato estava bonito.
    Na próxima eu capricho mais!
    
  • 400g de Arroz Arbóreo
  • 350g de Queijo Camembert em cubos
  • 3 unid. de Alho-Poró
  • 1,2L de Fundo de vegetais (use o caseiro preferencialmente)
  • 50g de Manteiga integral sem sal
  • 1 Cebola pêra em cubos pequenos (brunoise)
  • 100ml de Vinho branco seco
  • Sal à gosto
  • Pimenta do Reino à gosto
  • 100g de Castanha do Pará
  • 200ml de Oléo de milho
  • 100g de Farinha de trigo

Comece preparando o alho poró; lave-os e com uma faca, separe o bulbo (parte branca) das folhas (parte superior, verde). Corte a parte branca em julliene (tiras fininhas) e reserve. As folhas, corte também em julliene, mas tenha cuidado para que não fiquem tiras grossas, pois esta parte é mais fibrosa e difícil de comer!

Com um ralador fino (eu uso sempre o microplane), rale as castanhas; a idéia é ficar um pó fino, que usará no lugar do parmesão ralado.

Comece preparando o crocante de alho poró, passando as tiras (parte verde, folhas) na farinha de trigo e em seguida, fritando em óleo quente, até que fiquem bem douradas. Escorra o excesso de gordura sobre um papel toalha e reserve.

Numa panela, derreta a manteiga e refogue a cebola picada, até que fique transparente. Adicione o arroz e mexa bem; em seguida, adicione o vinho branco e vá mexendo, até que evapore metade do líquido.

Nunca pare de mexer o risoto e, aos poucos, vá adicionando o fundo de vegetais (quente). No meio do cozimento (mais ou menos 6 minutos), adicione metade do alho poró e metade do queijo. Continue mexendo e adicionando o fundo, até que chegue ao ponto ideal de cozimento (al dente, não deve deixá-lo totalmente cozido).

No momento que chegar ao ponto ideal, adicione o restante do alho poró e do queijo, misture mais um pouco e acerte o sal e a pimenta.

Sirva imediatamente, com a castanha ralada por cima e o crocante.

Uma dica para quem puder, é servir este risoto com um fio de azeite trufado por cima; fica delicioso!

Nenhum comentário: