sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Salada Oriental de pepino e macarrão de feijão verde.

Todo mundo tem a lembrança de uma comida em especial que era acostumado a comer quando criança em casa; é a famosa comida da mãe ou da vó, enfim, comidinha caseira ao estilo de cada família. Na minha casa não poderia ser diferente, filho de chinês, passei uma boa parte da minha infância, comendo pratos que muitos nem sabem que existe no mundo!

Não costumo muito postar receitas orientais, pois sei que ainda existe um certo preconceito para com ela, mas não culpo os que não conhecem esta culinária; culpo os chineses que tradicionalistas e fechadões como são, não modernizam sua cozinha. Acho que o mais perto que chegamos de uma cozinha moderna chinesa seria o restaurante Ping Pong, uma cadeia de restaurante especializado em Dim Sum, de origem inglesa e que temos uma filial em São Paulo, mas já adianto que a verdadeira culinária chinesa é bem diferente do que você vai encontrar lá (e bem mais gostosa!).

O que trago hoje de receita se trata de uma salada muito saborosa (que lembra minha infância!), que históricamente foi criada pelos mendigos, feita a partir de restos de feira. Pouca gente (que não as chinesas) conhecem, ela é leve, de sabor intenso e diferente. A primeira vista, a salada espanta muita gente pelos seus três principais ingredientes (pepino, alho e coentro), mas se você é daqueles que gosta de comida, não pode deixar de experimentar.

Salada Oriental de pepino e macarrão de feijão verde.

    A foto tá feia, tentarei tirar uma melhor na próxima!
  • 200g de Macarrão de feijão verde (Sugiro o Harussame)
  • 100ml de Molho de soja
  • 50ml de Vinagre de arroz
  • 15ml de Óleo de gergelim torrado
  • 2 dentes de Alho
  • Coentro fresco à gosto (sem medo, tem que estar presente!)
  • 2 Pepinos tipo japonês médios
  • 300ml de Caldo de galinha (ou use um caldo knorr, diluído em 500ml de água)
  • 1 Pimenta dedo de moça (opcional)
Leve o caldo de galinha paro o fogo; quando começar a fervura, coloque o macarrão e espere levantar novamente a fervura; cozinhe por 1 minuto. Desligue o fogo e coloque gelo na água para que esfrie rapidamente e pare a cocção. Enquanto esfria, o macarrão vai absorvendo a água, preste atenção para não secar totalmente, vá adicionando mais água aos poucos (cerca de mais uns 200 a 300ml).

Enquanto isso, pique o alho , o coentro e a pimenta (sem as sementes), tudo muito bem picado. Prepare o molho, misturando todos os ingredientes, as quantidades da lista de ingredientes é apenas uma sugestão, vá provando até que chegue no ponto que mais gosta.

O Pepino, retire o centro (sementes) e corte em julienne (tiras finas) ou se preferir, quebre-os grosseiramente com um martelo de carne, que é a maneira originalmente conhecida.

Misture o macarrão ao molho e deixe o pepino para misturar apenas na hora de servir.

Sugiro que sirva em taças do tipo de Martini.

Nenhum comentário: