segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nova série - Low Carb

Hoje segunda-feira, é popularmente conhecido como o dia internacional do regime; e a fórmula mágica que está em alta no momento é o Low Carb, ou melhor, a dieta sem carboidratos. Pensando nisso resolvi encarar um novo desafio e trazer a vocês seguidores deste blog e adeptos da dieta idéias para suprir a falta do carboidrato com pratos saborosos e criativos.

Começarei hoje, usando um dos ingredientes mais conhecidos brasileiros, a pupunha.

Antes da receita vou explicar o porque da pupunha e não o palmito tradidional (açaí); a pupunha ao contrário do palmito tradicional, é de fácil cultivo, é levemente mais adocicado e não amarela quando fora da casca. Além destas vantagens, a pupunha é ecologicamente correta, uma vez que o palmito tradicional muitas vezes é colhido ilegalmente, agredindo o meio ambiente.

Bom, aulas à parte, vamos a uma receita que pode ser servida como uma entrada ou até como prato principal:

Ravioli de Pupunha com camarão e abóbora (2 porções)
                                                        Foto ilustrativa - Fonte http://www.denfix.com.br/
  • 20 lâminas finas de Pupunha in natura
  • 200g de Camarão 7 barbas fresco
  • 150g de Abóbora em cubos pequenos
  • 10g de Salsinha finamente picada
  • 1 Cebola pêra picada
  • 60ml de Azeite aromatizado com ervas
  • Sal à gosto
  • Pimenta do Reino à gosto
  • Brotos de alfafa para decoração
  • 20g de Manteiga integral sem sal
Primeiramente corte com ajuda de um mandoline (fatiador) lâminas bem finas de pupunha e reserve. Numa panela, derreta a manteira, refogue a cebola e junte os camarões (fogo alto). Em seguida adicione a abóbora, a salsinha e tempere com sal e pimenta. Lembre se usar o fogo alto para não deixar o camarão soltar muita água; se caso use camarões congelados, primeiro passe-os em água fervente por cerca de 10 segundos.

Deixe o recheio secar um pouco e prepare os raviolis, colocando bastante recheio sobre a lâmina de pupunha e fechando com outra em seguida. Caso sinta dificuldade de juntar as duas lâminas, para facilitar, picele um pouco de clara de ovos entre elas.

Numa frigideira anti aderente, grelhe os dois lados até dourar levemente e sirva num prato regado de azeite aromatizado* e por cima o broto de alfafa.

*Para o azeite aromatizado, basta picar finamente as ervas de sua preferência, misturá-las ao azeite e aquecê-lo por cerca de 5 minutos à 40°C e guardá-lo novamente na garrafa.

Um comentário:

LILIAM disse...

óTIMA IDÉIA PARA MEUS PACIENTES HIPERPROTEICOS :)
JÁ VOTEI!!!!!
BEIJOS