Quebrei a cabeça para pensar em como usar; algumas receitas deram muito errado, algumas deram certo, mas esta que postarei agora, ficou surpreendente!
É claro que o título é uma brincadeira, mas o prato foi inspirado na moqueca sim e espero que gostem.
Antes da receita, acho importante dar dicas para aqueles que ainda não sabem como escolher um peixe fresco se virarem na hora da compra, então aí vai elas:
- Veja os olhos do peixe, estes devem estar límpidos, cristalinos, sem aquele vermelho que é comum encontrarmos.
- Analise a rigidez da carne, pressione a barriga do peixe com o dedo e ao soltar, a carne deve voltar imediatamente ao seu formato original; caso não volte, segnifica que sua carne não tem mais rigidez; ou melhor, não é mais fresco.
- Escolha sempre os peixes inteiros com escama, peça para limpar na hora do jeito que preferir (filé, tranche, posta, etc.), normalmente os já limpos, são peixes que já não estavam bons para a exposição!
- Odor característico, se desconfiar um pouco que seja do cheiro do pescado, não compre.
- Normalmente os peixes de supermercado, não tem uma qualidade muito boa. Opte sempre por peixarias, mas se for à um mercado, siga essas dicas para não errar.
Filé de pescada com crosta de moqueca
Foto ilustrativa - Fonte: www.searchamelia.com
- 4 filés de Pescada (ou o peixe que preferir, opte pelos brancos)
- 1/6 de maço de Coentro picado finamente
- 80g de Castanha de caju moído grosseiramente
- 20 ml de Azeite de dendê (opcional, pode usar azeite comum)
- 40g de Leite de côco em pó
- 40ml de Azeite de oliva
- Páprika doce à gosto
- Sal à gosto
- Pimenta do reino à gosto
- 40g de Manteiga integral sem sal
Tempere o peixe com sal, pimenta, azeite e faça na parte de cima do filé a crosta, pressionando bem a farofa formada para que não solte durante a cocção.
Esquente uma frigideira, derreta a manteiga e grelhe o peixe, começando pela crosta. Não mexa o filé, para que não quebre a crosta, somente vire depois de dourar.
Para servir, prepare uma cama de legumes assados, eu preferi usar cebola, tomate e alho assado. Outro acompanhamento muito bom é um arroz de côco, basta preparar o arroz normalmente, apenas substituindo metade da água por leite de côco.
Um comentário:
Fala sério... de dar água na boca!!!! Fora as dicas decompra!!! ADOREI!Beijos
Postar um comentário