Não costumo muito postar receitas orientais, pois sei que ainda existe um certo preconceito para com ela, mas não culpo os que não conhecem esta culinária; culpo os chineses que tradicionalistas e fechadões como são, não modernizam sua cozinha. Acho que o mais perto que chegamos de uma cozinha moderna chinesa seria o restaurante Ping Pong, uma cadeia de restaurante especializado em Dim Sum, de origem inglesa e que temos uma filial em São Paulo, mas já adianto que a verdadeira culinária chinesa é bem diferente do que você vai encontrar lá (e bem mais gostosa!).
O que trago hoje de receita se trata de uma salada muito saborosa (que lembra minha infância!), que históricamente foi criada pelos mendigos, feita a partir de restos de feira. Pouca gente (que não as chinesas) conhecem, ela é leve, de sabor intenso e diferente. A primeira vista, a salada espanta muita gente pelos seus três principais ingredientes (pepino, alho e coentro), mas se você é daqueles que gosta de comida, não pode deixar de experimentar.
Salada Oriental de pepino e macarrão de feijão verde.
- 200g de Macarrão de feijão verde (Sugiro o Harussame)
- 100ml de Molho de soja
- 50ml de Vinagre de arroz
- 15ml de Óleo de gergelim torrado
- 2 dentes de Alho
- Coentro fresco à gosto (sem medo, tem que estar presente!)
- 2 Pepinos tipo japonês médios
- 300ml de Caldo de galinha (ou use um caldo knorr, diluído em 500ml de água)
- 1 Pimenta dedo de moça (opcional)
A foto tá feia, tentarei tirar uma melhor na próxima! |
Enquanto isso, pique o alho , o coentro e a pimenta (sem as sementes), tudo muito bem picado. Prepare o molho, misturando todos os ingredientes, as quantidades da lista de ingredientes é apenas uma sugestão, vá provando até que chegue no ponto que mais gosta.
O Pepino, retire o centro (sementes) e corte em julienne (tiras finas) ou se preferir, quebre-os grosseiramente com um martelo de carne, que é a maneira originalmente conhecida.
Misture o macarrão ao molho e deixe o pepino para misturar apenas na hora de servir.
Sugiro que sirva em taças do tipo de Martini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário