Já faz um bom tempo, todos os meus amigos me pedem para postar a receita do medalhão com molho de requeijão que costumo fazer em viagens, por ser um prato rápido e que sempre agrada a todos. Mas antes de passar a receita, vale lembrar a história por trás deste molho...
Estava em Ilha Bela numa casa alugada com meus amigos para passar o Reveillon, quando uma amiga minha um tanto gosrdilhona (gorda + bricalhona) teve uma súbita vontade de comer um medalhão ao molho de catupiry. A mala sem alça, fez eu rodar toda a ilha atrás do raio do catupiry, que claro não encontramos; daí então no desespero de saciar a fome da monstrinha fiz o bendito molho!
Até hoje, sou cobrado por ela para fazer este prato (quase que diariamente!).
Agora que todos já sabem a história, vamos ao primeiro passo da receita:
O Medalhão
Compre uma peça de Filé Mignon e limpe-a, retirando toda a gordura e separando a cabeça do filé. Com um rolo de filme plástico, enrole o filé firmemente cerca de cinco vezes, até que a peça fique firme e roliça.
Leve a geladeira por cerca de 40 minutos para que a carne firme mais.
Depois de firme, com uma faca bem afiada corte os medalhões (de 8 a 10 cm de espessura). Use as pontas do filé para outra receita.
Medalhão ao molho de requeijão

6 medalhões de Filé Mignon
1 pote de requeijão cremoso
80 ml de leite
Salsinha picada finamente à gosto
80 ml de vinho branco seco
1 caldo de picanha (opcional)
30 g de manteiga clarificada
Numa frigideira bem quente, coloque a manteiga e doure os medalhões (cerca de 4 minutos de cada lado). Retire-os e coloque numa assadeira para terminar sua cocção no forno (se nescessário).
Utilizando a mesma panela, deglaceie o fundo dela com o vinho branco, depois de reduzir o vinho pela metade, junte a água e o caldo de picanha (opcional). Junte o requeijão e o leite e mexa em fogo baixo, até que o requeijão derreta completamente. Prove o sal, se estiver muito salgado (por culpa do caldo), acrescente um pouco mais de leite.
Retire os medalhões do forno e sirva com o molho salpicado de salsinha ou se preferir, salpique pimenta rosa sobre o prato.
Fácil e tenho certeza que todos acharão um espetáculo!